terça-feira, 24 de agosto de 2010

inFAMOUS


inFAMOUS

inFAMOUS é um jogo de acção que sofre de dupla personalidade. No início da história, o protagonista (Cole) é brindado com espectaculares super-poderes que lhe permitem manipular a electricidade de várias formas. Infelizmente, este dom surge na sequência de uma catástrofe misteriosa que deixa uma cidade inteira de rastos e entregue a gangs criminosos. A opção lógica num jogo deste tipo seria usar esses poderes em defesa dos inocentes, limpar a cidade de malfeitores e chegar ao estatuto de super-herói. Esse é um caminho possível, mas inFAMOUS também nos tenta frequentemente com o “dark side”. Podemos ignorar os outros cidadãos (ou até maltrata-los) e fazer todas as missões de uma forma completamente egoísta, não olhando a meios para atingir os fins.

É importante escolher o nosso objectivo desde o início e segui-lo até ao fim porque quem fica no meio termo entre o bem e o mal nunca vai evoluir todos os seus poderes. Se querem ser bons, sejam uns santos…. mas se querem ser maus, então sejam mesmo muito maus! Estão mesmo a ver que inFAMOUS é um jogo que pede para ser jogado pelo menos duas vezes.

O jogo passa-se num mundo aberto que podemos explorar à nossa vontade. Para fazer avançar a história temos que fazer uma sequência pré-definida de missões, mas também há muitas missões secundárias que são completamente opcionais. Quanto mais missões fizermos, mais pontos ganhamos para gastar em upgrades aos nossos poderes. Os super-poderes de Cole estão todos relacionados com a electricidade e são verdadeiramente espectaculares, principalmente nas fases mais avançadas do jogo. A evolução dos poderes é ligeiramente diferente conforme Cole se transforme num herói ou num vilão. Embora os inimigos usem armas tradicionais, Cole está impedido de lhes tocar e tem que usar apenas os seus poderes.


O detalhe e a autenticidade da cidade são elementos fundamentais para o sucesso dos jogos de exploração livre. inFAMOUS, apesar de não chegar ao nível de GTA IV, oferece-nos uma Empire City credível e cheia de acção a cada esquina. Os seus habitantes reagem à nossa passagem – bem ou mal, dependendo da nossa reputação. Quem está habituado a jogar GTA e os seus derivados, vai estranhar o facto de não ser possível andar de carro. A desculpa é que os poderes eléctricos de Cole fariam explodir o veículo. Pouco convincente, mas aceita-se porque há outras alternativas que permitem percorrer Empire City em grande estilo. Cole consegue escalar os edifícios com uma agilidade invejável, salta de terraço em terraço e é capaz de deslizar a alta velocidade pela linha do comboio.

Tecnicamente inFAMOUS é um exelente jogo. Uma das provas é a ausência de loadings ao longo de todo o jogo. Os gráficos são coloridos e com alguns efeitos de luz espectaculares. inFAMOUS está completamente dobrado em português. Os actores que dão as vozes às personagens fizeram mais um bom trabalho, ao nível que a Sony já nos habituou.

A inspiração nos heróis de banda-desenhada está bem vincada durante todo o jogo. Existem muitas cenas intermédias, desenhadas à mão, que desenvolvem o enredo encaixam muito bem no jogo.

inFAMOUS é um jogo extremamente divertido, recomendado a todos os que gostam de acção e de super-heróis.

Official trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário